Home > A SARAIVA > Visão dos Negócios

Visão dos Negócios

O Grupo Saraiva, companhia nacional de capital aberto com cerca de 3,2 mil (dez/17) funcionários e que em 2014 celebrou seu centenário, cria e distribui conteúdo, tecnologia e serviços por meio de suas lojas físicas e e-commerce. Com 102 lojas em 17 Estados brasileiros e Distrito Federal (mar/18), possui a maior rede varejista de conteúdo, cultura e entretenimento do País e comercializa seu leitor digital próprio, o Lev. Desde que lançou sua plataforma de e-commerce em 1998, opera com uma abordagem integrada e omnichannel, que oferece ao cliente produtos e serviços no www.saraiva.com.br ou nas lojas físicas. Possui um rico acervo em literatura, papelaria, música, filmes, games e softwares, telefonia, eletrônicos, periódicos, além de serviços de recarga de celular, venda de ingressos, cartão presente, cartões pré-pagos, seguros, assistência técnica, entrega garantida e entrega em domicílio.



Varejo

A empresa opera por meio do conceito omnichannel com uma ampla gama de produtos e serviços. A Saraiva possui a maior rede de livrarias do País em termos de faturamento. Por muito tempo a Saraiva deu prioridade para seus canais tradicionais, altamente lucrativos, com o passar do tempo passamos criar e integrar novos canais que podem atender melhor as necessidades de consumidores cada vez mais sofisticados, aumentar a interação e também a lucratividade. A empresa conduz seus negócios de comércio eletrônico pelo site Saraiva.com, cuja operação é totalmente integrada à da rede de lojas físicas, com presença em todo território nacional.

Com isso, as vendas do Varejo são realizadas por meio de (a) Mega Stores, que possuem áreas de vendas de 460m2 a 1.800m2 e oferecem até 71 mil itens cadastrados, nas categorias livros, CDs, DVDs, periódicos, softwares de multimídia, artigos de papelaria, eletrônicos e brinquedos educativos, (b) Lojas Tradicionais, que possuem áreas de vendas de 110m2 a 480m2 e oferecem até 15 mil itens cadastrados, dentre os quais livros e artigos de papelaria, (c) Nova tradicional oferecem até 29 mil itens cadastrados (d) iTowns (e) aeroporto e (f) comércio eletrônico, por meio do website Saraiva.com, que tem mais de 300 mil produtos cadastrados em diferentes categorias: livros, CDs, DVDs, papelaria, informática, jogos eletrônicos, software, brinquedos e revistas.

A capacidade de distribuição da Saraiva é especialmente importante para os editores e autores para a sua potencial capacidade de comprar e vender grandes quantidades de livros novos e estocar vendedores backlist, bem como a sua capacidade de promover livros para o público comprador de livros através de promoções na cadeia de lojas.

Fechar