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Sustentabilidade

17/03/2014 PDF Política Corporativa de Sustentabilidade (39 Kb)

POLÍTICA CORPORATIVA DE SUSTENTABILIDADE

1. Preâmbulo

A Saraiva ("Saraiva") é formada pela Saraiva S.A. Livreiros Editores ("Editora Saraiva"), uma das principais editoras de livros do Brasil, e pela Saraiva e Siciliano S.A. ("Livraria Saraiva"), líder no mercado de livrarias e detentora de um dos maiores sites de comércio eletrônico do País.

Sempre pautou a condução de seus negócios pela ética e pela transparência, tendo reconhecidamente contribuído para o desenvolvimento cultural e intelectual das pessoas e do Brasil como um todo, seja por meio da produção de conteúdo editorial próprio, seja pela comercialização das mais variadas obras literárias e artísticas produzidas por terceiros.

A presente Política Corporativa de Sustentabilidade da Saraiva ("Política de Sustentabilidade") formaliza essa importante função social que sempre permeou suas atividades e firma as bases para que a Saraiva continue, no longo prazo, representando um papel relevante na sociedade e no desenvolvimento sustentável do Brasil. Nesse contexto, esta Política de Sustentabilidade define as diretrizes de sustentabilidade compostas por diversos temas de importância para a Saraiva, visando a perenidade de seus negócios e, consequentemente, a continuidade da geração de valor a seus diferentes stakeholders (públicos de relacionamento).

2. Objetivo

Estabelecer diretrizes que norteiem as ações da Saraiva quanto à promoção do desenvolvimento sustentável em seus negócios. Assim, para a Saraiva esta Política de Sustentabilidade tem como objetivos:

  • Formalizar o compromisso com o desenvolvimento sustentável de seus negócios, do Brasil e do Planeta Terra;
  • Integrar e permear a sustentabilidade, de forma definitiva, a todos os seus negócios e operações;
  • Definir sua estratégia negocial em relação à sustentabilidade, composta prioritariamente, na Editora Saraiva, pela produção de conteúdo editorial relacionado à sustentabilidade e, na Livraria Saraiva, pela difusão desse conhecimento por meio da comercialização de produtos e promoção de eventos, palestras e debates relacionados ao tema, de forma permanente e imparcial;

Todas as Políticas Corporativas da Saraiva, atuais e futuras, deverão ser, em alguma medida, orientadas pela presente Política de Sustentabilidade.

3. Diretrizes

Esta Política Corporativa de Sustentabilidade estabelece as seguintes diretrizes:

Quanto à gestão

  • Ética e respeito como pilar de seus relacionamentos;
  • Honestidade e a integridade na condução de seus negócios;
  • Cumprimento de determinações legais e regulamentares, bem como dos procedimentos operacionais fixados internamente;
  • Combate à corrupção em todas as suas formas;
  • Responsabilidade na construção e na preservação do patrimônio da Saraiva, garantindo a todos os stakeholders os benefícios que possam resultar de sua boa gestão;
  • Zelo pela confidencialidade estrita de informações e documentos;
  • Preservação do meio ambiente.

Quanto aos produtos e serviços

  • Desenvolvimento e comercialização de produtos não nocivos ao meio ambiente ou às pessoas e que colaborem para o avanço educacional e cultural do País;
  • Criação de produtos e serviços que agreguem valores tangíveis e intangíveis às pessoas, por meio de seu crescimento pessoal, profissional e espiritual;
  • Inovação constante em produtos, serviços e processos operacionais internos visando à melhoria continua.

Quanto ao público interno

  • Respeito incondicional aos direitos humanos, às normas legais e regulamentares que regem as relações de trabalho e ao livre acesso sindical;
  • Respeito e valorização dos colaboradores internos e terceirizados;
  • Preservação da saúde e da integridade física dos colaboradores internos e terceirizados;
  • Estímulo ao engajamento dos colaboradores com questões ligadas à sustentabilidade, à preservação do meio ambiente e à responsabilidade social;
  • Consolidação de práticas socioambientais, visando atrair e reter talentos cada vez mais preocupados com essas questões.

Quanto ao relacionamento com fornecedores

  • Repúdio a todo e qualquer serviço de natureza ilegal ou imoral;
  • Comprometimento com alto padrão de profissionalismo, por meio da seleção, avaliação e contratação de fornecedores reconhecidamente idôneos e ilibados;
  • Construção, sempre que possível, de uma relação sólida e perene com os fornecedores;
  • Não recebimento de quaisquer benefícios que possam prejudicar a imparcialidade da relação comercial ou profissional;
  • Engajamento no tema da sustentabilidade, estimulando a multiplicação dos conceitos em toda a cadeia de valor.

Quanto ao relacionamento com clientes e consumidores

  • Busca constante pela excelência na relação com seus clientes e consumidores, em quaisquer de seus produtos, serviços, formatos ou canais de atendimento;
  • Transparência nas informações e campanhas relacionadas a seus produtos e serviços;
  • Não oferecimento de quaisquer benefícios a clientes e consumidores visando influenciá-los com a finalidade de obter vantagem indevida ou inadequada.

Quanto ao relacionamento com a sociedade

  • Compromisso com sua função social ligada à promoção de cultura, conhecimento, lazer e entretenimento;
  • Atratividade maior para o público investidor por conta de sua responsabilidade socioambiental, além do lucro;
  • Compromisso com o cuidado e o ensino das crianças do Instituto Jorge Saraiva;
  • Promoção de publicações pro bono e doações de livros e outros produtos.

Quanto ao meio ambiente

  • Eficiência nos processos e no consumo de matérias primas renováveis e não renováveis;
  • Monitoramento e gestão visando reduzir o consumo de recursos naturais e de energia e as emissões de gases de efeito estufa;
  • Atenção permanente a estudos e referências cientificas relacionadas ao tema da sustentabilidade e divulgação dos mesmos ao público em geral.

4. Compromissos e prestação de contas

  • Mapear, analisar e aderir a compromissos voluntários públicos que estejam alinhados com as práticas descritas nesta Política de Sustentabilidade;
  • Relatar e dar publicidade, por escrito, das práticas descritas nesta Política de Sustentabilidade, de forma periódica e adequada a cada um de seus stakeholders.

5. Governança para sustentabilidade

A estrutura de governança para a sustentabilidade tem como objetivo fortalecer a agenda da sustentabilidade no processo decisório da Saraiva e está composta pelos seguintes órgãos decisórios e operacionais:

  • Conselho de Administração e Presidência de cada uma das empresas que compõem a Saraiva: fixa as diretrizes amplas e gerais e realiza o acompanhamento semestral da estratégia de sustentabilidade da respectiva empresa;
  • Comitê de Sustentabilidade: define a estratégia para executar as diretrizes fixadas pelo Conselho de Administração e pelas Presidências; é composto por, no mínimo, 4 (quatro) Diretores estatutários ou não, sendo 2 (dois) Diretores da Editora Saraiva e 2 (dois) Diretores da Livraria Saraiva, que serão indicados pela Presidência de cada uma dessas empresas e poderão escolher, em conjunto, mais 1 (um) membro externo com reconhecido conhecimento em assuntos ligados à sustentabilidade; e deve se reunir mensalmente e reportar suas atividades periodicamente ao Conselho de Administração e à Presidência de cada uma das empresas da Saraiva;
  • Grupos de Trabalho: operacionalizam a inserção da sustentabilidade na Saraiva, tendo composição variável e multidisciplinar; serão criados e dissolvidos periodicamente, de acordo com as necessidades técnicas e operacionais decorrentes da estratégia definida pelo Comitê de Sustentabilidade.

6. Normas vinculadas

  • Código de Ética;
  • Política Ambiental e de Saúde e Segurança do Trabalho;
  • Política de Relacionamento com Fornecedores;
  • Política de Tecnologia.

7. Revisão

A Política Corporativa de Sustentabilidade tem prazo indeterminado, porém a cada ano deverá ser verificada a necessidade ou pertinência de revisões em seu conteúdo.

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