Home > > NOTÍCIAS

Saraiva Abrirá Cinco Novas Lojas no Aeroporto de Viracopos

A Saraiva (Bovespa: SLED3 e SLED4), uma das mais importantes editoras do Brasil e um dos maiores varejistas de conteúdo, cultura e educação comunica aos seus acionistas e investidores, e ao mercado em geral, a assinatura de contrato de exclusividade para operar 5 novas lojas no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo.

Com inauguração prevista para maio de 2014, as unidades vão integrar a expansão do terminal do Aeroporto Internacional. Pierre Berenstein, Diretor de Operações do Grupo Saraiva, comenta: "A Saraiva venceu um processo de concorrência internacional com aproximadamente 250 empresas. Viracopos é um dos maiores aeroportos do país e possui grande potencial de crescimento no número de passageiros. A Saraiva desenvolveu conceitos para cada momento do cliente dentro das lojas. Com espaços planejados, adequados às necessidades específicas do cliente em aeroportos, como mais espaço entre os móveis para facilitar a circulação de passageiros com bagagens".

Aluízio Margarido, diretor comercial da concessionária ‘Aeroportos Brasil Viracopos’, comenta: "Como parte de um projeto de expansão em andamento no Aeroporto de Viracopos, estabelecemos um programa de concessões para melhorar a experiência de compra para milhões de viajantes. Com isso, o espaço reservado ao comércio no novo terminal de Viracopos é de 8 mil m2, com possibilidade de ser ampliado em mais 3 mil m2 em uma segunda etapa. Hoje são 2,8 mil m2".

Viracopos é um dos aeroportos que mais crescem no país e, desde a sua concessão à iniciativa privada, uma série de melhorias e inovações vem sendo implementada através da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos. O projeto pretende transformar o aeroporto Internacional de Viracopos no maior e mais moderno da América Latina. O Aeroporto de Viracopos irá priorizar operações comercias nas áreas restritas do novo terminal de passageiros, a ser inaugurado em maio de 2014.

Pierre comenta: "Com dimensões que variam entre 220 m² e 40 m², as novas unidades estarão posicionadas em diversos pontos do terminal, com um diferenciado mix de produtos, incluindo periódicos, lançamentos em literatura, guias de viagem, objetos de papelaria, presentes, acessórios e bomboniere. Das 5 novas lojas, 4 serão alocadas nas áreas restritas do terminal, localizadas após o passageiro passar pelo raio-x, antes do embarque, ou na utilização do aeroporto em uma conexão. O novo terminal terá capacidade para atender 14 milhões de passageiros por ano, sendo que até 40% dos passageiros serão pessoas em conexão. Por isso priorizamos o atendimento nas áreas restritas".

A Saraiva também já participa de licitações da Infraero para abertura de novas unidades em aeroportos e está atenta a outras oportunidades no setor aeroportuário. Cabe ressaltar ainda que a expansão não se restringe aos aeroportos que estão nas mãos da iniciativa privada. Atualmente, a Saraiva conta com 112 lojas em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal, sendo uma delas no Aeroporto Internacional de Guarulhos, aberta em setembro deste ano, a primeira da rede no segmento. O novo contrato amplia o número total de lojas em aeroportos para 6 lojas", comenta Berenstein.

Sobre o Aeroporto Internacional de Viracopos - Instalado em um dos mais importantes pólos tecnológicos do país, a Região Metropolitana de Campinas - que é servida por grandes universidades, rodovias e empresas de tecnologia de ponta, o aeroporto é administrado desde novembro de 2012 pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos. É considerado alternativa viável para absorver o futuro tráfego dos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, por sua proximidade com a capital paulista e sua capacidade de expansão. Possui o menor índice anual de fechamento entre os aeroportos do Brasil, fecha em média apenas três vezes por ano devido sua localização privilegiada. Atualmente também é referência no país na movimentação de carga internacional, principalmente de produtos com alto valor agregado. O aeroporto é um dos principais portões de entrada e saída de mercadorias do país, cercado por excelentes rodovias que facilitam o escoamento de produtos pelo interior do estado de São Paulo, Rio de Janeiro, baixada santista, além de diversas regiões do Brasil. O sistema de transporte urbano oferece táxis e linhas de ônibus que ligam Viracopos as principais cidades da região de Campinas, a cidade de São Paulo e aos aeroportos de Guarulhos e Congonhas.

Sobre a Saraiva - A Saraiva, empresa focada em educação, cultura e entretenimento, está presente em todas as fases da vida de seus clientes. A empresa opera por meio do conceito multicanal com uma ampla gama de produtos e serviços. A empresa conduz seus negócios de comércio eletrônico pelo site Saraiva.com, cuja operação é totalmente integrada à da rede de lojas físicas, com presença em todo território nacional. A empresa também edita e comercializa conteúdo, primordialmente voltado à educação, nas formas impressa, digital e através de sistema de ensino, incluindo da pré-escola ao ensino superior, além de conteúdo direcionado a técnicos e profissionais.

Fechar