Home > > NOTÍCIAS

SARAIVA S/A LIVREIROS EDITORES

Companhia Aberta

CNPJ/MF nº 60.500.139/0001-26

COMUNICADO AO MERCADO

A SARAIVA S/A LIVREIROS EDITORES ("Companhia" ou "Saraiva"), uma das mais importantes editoras do Brasil e um dos maiores varejistas de conteúdo, cultura e educação, comunica aos seus acionistas e ao mercado em geral que, em Assembleia Geral Ordinária realizada na sede da companhia, os acionistas não controladores presentes, conforme indicado no Livro de Presença de Acionistas, solicitaram a instalação do Conselho Fiscal, que deverá permanecer em funcionamento até a próxima Assembleia Geral Ordinária da Companhia.

O acionista controlador elegeu os Srs. Julio Sergio de Souza Cardozo e Rodrigo Rocha Monteiro de Castro como membros efetivos do Conselho Fiscal, e os Srs. Odilon Goncalves Ribeiro e Sergio Ramires Salazano como suplentes. Os acionistas não controladores elegeram para o Conselho Fiscal os Srs. João Verner Juenemann e Fabio Figueiredo Carvalho, como membro efetivo e suplente, respectivamente.

Breve Descrição dos Membros Efetivos do Conselho Fiscal

Julio Sergio de Souza Cardozo: é conselheiro de Administração Certificado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Professor de Auditoria e Controles Internos da FGV e da UERJ (Universidade do Rio de Janeiro). Recebeu o prêmio do Conselho Federal de Contabilidade, a medalha Mérito Contabilista CRC-ES, e a medalha "Joaquim Monteiro de Carvalho" - Ordem de Mérito. Foi sócio da Ernst & Young e CEO da firma para América do Sul. Foi Conselheiro Fiscal da Celesc e da Usiminas. É Presidente da BBA Aviation South America. É Presidente do Conselho Fiscal dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Conselheiro Fiscal da BRADESPAR S.A. É Membro do GGC- Grupo de Governança Corporativa.

Rodrigo Rocha Monteiro de Castro: O Sr.Castro é Advogado, sócio de Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados. Professor de Direito Comercial do Mackenzie. Especialista, Mestre e Doutorando em Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coautor do Projeto de Lei 4.303/12 (Regime Especial das Sociedades Anônimas Simplificadas). Membro do IDSA. Foi Diretor Jurídico para América Latina do Grupo ACCOR. Professor de Direito Comercial da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professor de Direito Comercial do IICS - Instituto Internacional de Ciências Sociais. Presidente da Comissão de Acompanhamento do Novo Código Comercial para o Brasil, da OAB-SP. Vice-Presidente do Conselho do Movimento de Defesa da Advocacia - MDA. Membro da Comissão Organizadora do Congresso Brasileiro de Direito Comercial. Presidente do Instituto de Direito Societário Aplicado - IDSA, nos anos de 2004 a 2010.

João Verner Juenemann: O Sr. Juenemann é administrador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Contador pela PUC-RS. Foi fundador e é responsável técnico da empresa Juenemann & Associados Consultoria Empresarial Ltda (desde 1977), perito e investigador contábil (desde 1985), fundador da empresa Juenemann & Associados Perícias e Investigações Contábeis Ltda (desde 2004), membro efetivo do conselho fiscal do Instituto de Desenvolvimento Gerencial S.A., Paludo Participações S.A. (Grupo Vipal), Unetral Empreendimentos Imobiliários S.A., Moinhos de Trigo Indígena S.A., dentre outros. O Sr. Juenemann também é membro efetivo do conselho de auditoria da Tupy S.A. Possui experiência também como docente da UFRS, Fundação Dom Cabral, PUC-RS e Usininos.

A Administração dá as boas-vindas aos novos conselheiros, e espera que o Conselho Fiscal contribua para o aperfeiçoamento da governança corporativa da Companhia.

Para acessar o documento em PDF, clique aqui.

São Paulo, 05 de maio de 2014.

JOÃO LUÍS RAMOS HOPP
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

Fechar