Home > > NOTÍCIAS

SARAIVA S/A LIVREIROS EDITORES

Companhia Aberta

CNPJ/MF nº 60.500.139/0001-26

COMUNICADO AO MERCADO

Saraiva lança plataforma de aprendizagem colaborativa

São Paulo, 26 de maio de 2014 - Saraiva (Bovespa: SLED3 e SLED4), um dos maiores varejistas de conteúdo, cultura e educação do Brasil e uma das mais importantes editoras do Brasil - líder no segmento de conteúdos jurídicos e uma das maiores no mercado de conteúdos didáticos e paradidáticos para ensinos fundamental e médio - comunica aos seus acionistas e investidores, e ao mercado em geral, o lançamento de mais um produto de sua plataforma de aprendizagem colaborativa, o ‘Saraiva Prepara’ - desenvolvida em parceria com a Adaptativa, empresa de inteligência educacional.

Maurício Fanganiello (Vice Presidente de Negócios Editoriais) comenta: "O Saraiva Prepara visa à preparação de estudantes para exames, concursos e carreiras públicas. A novidade marca a entrada da Saraiva no mercado educacional B2C (business to consumer), que, no passado, caracterizava-se exclusivamente por transações B2B (business to business)".

A plataforma de aprendizagem colaborativa já conta com cursos para o Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Cursos preparatórios OAB têm alta demanda. Observando as estatísticas liberadas pelo MEC, vemos que o curso de Direito tem o segundo maior contingente de alunos no ensino superior no Brasil. Com cerca 740.000 matrículas no último censo, o curso de Direito representa mais de 10% do total de matrículas registradas.

A aprovação no Exame de Ordem é pré-requisito para a inscrição do indivíduo como advogado nos quadros da OAB. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que pendente a colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Também podem prestar a prova estudantes de direito do último ano ou dos dois últimos semestres da graduação. O exame é realizado em duas fases - sendo a primeira com questões de múltipla escolha e a segunda com prova discursiva ou prova prático-profissional.

Atualmente, a plataforma ‘Saraiva Prepara’ oferece cursos on-line para as 1ª e 2ª fases da OAB. O curso voltado para candidatos da 2ª fase do exame promove a interação entre alunos e professores para a resolução conjunta de determinados problemas ou questões e a criação das peças prático-profissionais exigidas pelo Exame de Ordem. Na 2ª fase, a solução educacional está disponível para as disciplinas de Prática Penal e Prática Trabalhista, identificadas como opções mais escolhidas entre os candidatos ao título de Advogado, a partir de uma análise do Relatório Oficial da OAB.

Com a plataforma de aprendizagem colaborativa desenvolvida, método nunca utilizado antes em cursos preparatórios para o Exame da OAB, professores renomados ensinam os critérios de correção do Exame de Ordem, por meio de vídeo-aulas, e os próprios alunos aplicam os critérios de correção assimilados em peças elaboradas por outros candidatos, em colaboração com pares. A novidade faz parte da estratégia da Saraiva de criar e distribuir conteúdo, tecnologia e serviços em qualquer formato e dispositivo, para que possam estar acessíveis aos clientes em qualquer hora e qualquer lugar.

Na proposta de correção colaborativa, os alunos do curso ‘Saraiva Prepara’ podem elaborar peças, ter acesso à correção das mesmas e da pontuação adquirida caso também contribuam com a correção de peças de outros alunos, tudo isso com a curadoria de professores gabaritados do curso. "O recurso estimula o aluno a realizar uma autoavaliação crítica e identificar os pontos fortes e fracos de sua peça, permitindo o treinamento de acordo com os quesitos avaliados nesta etapa do exame" - destaca Clécio Lima (sócio fundador da Adaptativa).

Para acessar o documento em PDF, clique aqui.

São Paulo, 26 de maio de 2014.

JOÃO LUÍS RAMOS HOPP
Diretor Financeiro e de Relações com Investidores

Fechar