Home > > NOTÍCIAS

SARAIVA S/A LIVREIROS EDITORES

Companhia Aberta

CNPJ/MF nº 60.500.139/0001-26

COMUNICADO AO MERCADO

A Saraiva S.A. Livreiros Editores ("Saraiva") vem pelo presente informar aos seus acionistas e investidores, e ao mercado em geral, em continuidade ao Comunicado ao Mercado divulgado em 22 de setembro de 2014, que realizou, em 23 de setembro de 2014, negociação com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação ("FNDE") para definir o valor exato do contrato de vendas que serão realizadas pela Saraiva no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático ("PNLD", "Programa") para o ano letivo de 2015.

O ciclo de compras de livros didáticos do Governo Federal é realizado em ciclos trienais alternados. O Programa deste ano, com novas adoções destinadas ao Ensino Médio, engloba a compra de livros didáticos ("tipo 2"), obras multimídia ("tipo 1") e conteúdo no formato MEC Daisy (voltado a deficientes visuais).

Assim, o contrato de vendas de livros físicos será de R$ 153.952.559 (cento e cinquenta e três milhões, novecentos e cinquenta e dois mil, quinhentos e cinquenta e nove reais). Neste valor estão incluídos livros didáticos e conteúdo no formato MEC Daisy. A negociação das obras multimídia será realizada em data futura a ser informada pelo FNDE.

Com relação às quantidades para as novas adoções do Programa, a Saraiva prevê mercado total para aquisição de aproximadamente 83 milhões livros versus 92 milhões no programa referência PNLD de 2012. A redução do Programa se deve a criação do Programa Nacional do Livro Didático para Educação de Jovens e Adultos, o PLND-EJA.

Conforme divulgado no Comunicado ao Mercado em 18 de junho de 2014, das 23 obras inscritas pela Saraiva no PNLD 2015, para 11 disciplinas (de um total de 12 que fazem parte do programa), foram aprovadas 17 obras, o que representou 74% de aprovação das obras submetidas.

Apesar do bom resultado na aprovação prévia pela Secretaria de Educação Básica, orientada pelo Ministério da Educação (MEC), destacamos uma maior pulverização do mercado no PNLD de 2015. A participação de mercado das 4 principais editoras de conteúdo didático de 86% no PNLD/2012 para 67% no PNLD/2015. Além disso, cabe mencionar que a comparação com programa referência PNLD de 2012 ficou prejudicada, uma vez que, neste ano, não houve a aprovação da coleção de inglês submetida pela Saraiva, o que aconteceu no PNLD - 2012.

Com isso, a participação de mercado da Saraiva ficou em 15,0% no PNLD/2015 versus 24,6% no programa referência (PNLD 2012). Considerando apenas as matérias que a Saraiva obteve aprovação pelo MEC (Biologia, Matemática, Português, História, Geografia, Física, Sociologia e Filosofia) a participação de mercado foi de 21,0%.

Informamos também que a produção e entrega de todos os itens contratados ocorrerão nos próximos meses. Estimamos que a maioria do valor do contrato do Programa seja faturada ainda dentro do ano fiscal de 2014.

Para acessar o documento em PDF, clique aqui.

São Paulo, 24 de setembro de 2014.

JORGE SARAIVA NETO
Diretor Presidente e de Relações com Investidores

Fechar