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Política Corporativa de Sustentabilidade
1.Preâmbulo
A Saraiva (“Saraiva”) é formada pela Saraiva S.A. Livreiros Editores (“Editora Saraiva”), uma das principais editoras de livros do Brasil, e pela Saraiva e Siciliano S.A. (“Livraria Saraiva”), líder no mercado de livrarias e detentora de um dos maiores sites de comércio eletrônico do País.
Sempre pautou a condução de seus negócios pela ética e pela transparência, tendo reconhecidamente contribuído para o desenvolvimento cultural e intelectual das pessoas e do Brasil como um todo, seja por meio da produção de conteúdo editorial próprio, seja pela comercialização das mais variadas obras literárias e artísticas produzidas por terceiros.
A presente Política Corporativa de Sustentabilidade da Saraiva (“Política de Sustentabilidade”) formaliza essa importante função social que sempre permeou suas atividades e firma as bases para que a Saraiva continue, no longo prazo, representando um papel relevante na sociedade e no desenvolvimento sustentável do Brasil. Nesse contexto, esta Política de Sustentabilidade define as diretrizes de sustentabilidade compostas por diversos temas de importância para a Saraiva, visando a perenidade de seus negócios e, consequentemente, a continuidade da geração de valor a seus diferentes stakeholders (públicos de relacionamento).
2.Objetivo
Estabelecer diretrizes que norteiem as ações da Saraiva quanto à promoção do desenvolvimento sustentável em seus negócios. Assim, para a Saraiva esta Política de Sustentabilidade tem como objetivos:
- Formalizar o compromisso com o desenvolvimento sustentável de seus negócios, do Brasil e do Planeta Terra;
- Integrar e permear a sustentabilidade, de forma definitiva, a todos os seus negócios e operações;
- Definir sua estratégia negocial em relação à sustentabilidade, composta prioritariamente, na Editora Saraiva, pela produção de conteúdo editorial relacionado à sustentabilidade e, na Livraria Saraiva, pela difusão desse conhecimento por meio da comercialização de produtos e promoção de eventos, palestras e debates relacionados ao tema, de forma permanente e imparcial;
Todas as Políticas Corporativas da Saraiva, atuais e futuras, deverão ser, em alguma medida, orientadas pela presente Política de Sustentabilidade.
3.Diretrizes
Esta Política Corporativa de Sustentabilidade estabelece as seguintes diretrizes:
Quanto á gestão
- Ética e respeito como pilar de seus relacionamentos;
- Honestidade e a integridade na condução de seus negócios;
- Cumprimento de determinações legais e regulamentares, bem como dos procedimentos operacionais fixados internamente;
- Combate à corrupção em todas as suas formas;
- Responsabilidade na construção e na preservação do patrimônio da Saraiva, garantindo a todos os stakeholders os benefícios que possam resultar de sua boa gestão;
- Zelo pela confidencialidade estrita de informações e documentos;
- Preservação do meio ambiente.
Quanto aos produtos e serviços
- Desenvolvimento e comercialização de produtos não nocivos ao meio ambiente ou às pessoas e que colaborem para o avanço educacional e cultural do País;
- Criação de produtos e serviços que agreguem valores tangíveis e intangíveis às pessoas, por meio de seu crescimento pessoal, profissional e espiritual;
- Inovação constante em produtos, serviços e processos operacionais internos visando à melhoria continua.
Quanto ao público interno
- Respeito incondicional aos direitos humanos, às normas legais e regulamentares que regem as relações de trabalho e ao livre acesso sindical;
- Respeito e valorização dos colaboradores internos e terceirizados;
- Preservação da saúde e da integridade física dos colaboradores internos e terceirizados;
- Estímulo ao engajamento dos colaboradores com questões ligadas à sustentabilidade, à preservação do meio ambiente e à responsabilidade social;
- Consolidação de práticas socioambientais, visando atrair e reter talentos cada vez mais preocupados com essas questões.
Quanto ao relacionamento com fornecedores
- Repúdio a todo e qualquer serviço de natureza ilegal ou imoral;
- Comprometimento com alto padrão de profissionalismo, por meio da seleção, avaliação e contratação de fornecedores reconhecidamente idôneos e ilibados;
- Construção, sempre que possível, de uma relação sólida e perene com os fornecedores;
- Não recebimento de quaisquer benefícios que possam prejudicar a imparcialidade da relação comercial ou profissional;
- Engajamento no tema da sustentabilidade, estimulando a multiplicação dos conceitos em toda a cadeia de valor.
Quanto ao relacionamento com clientes e consumidores
- Busca constante pela excelência na relação com seus clientes e consumidores, em quaisquer de seus produtos, serviços, formatos ou canais de atendimento;
- Transparência nas informações e campanhas relacionadas a seus produtos e serviços;
- Não oferecimento de quaisquer benefícios a clientes e consumidores visando influenciá-los com a finalidade de obter vantagem indevida ou inadequada.
Quanto ao relacionamento com a sociedade
- Compromisso com sua função social ligada à promoção de cultura, conhecimento, lazer e entretenimento;
- Atratividade maior para o público investidor por conta de sua responsabilidade socioambiental, além do lucro;
- Compromisso com o cuidado e o ensino das crianças do Instituto Jorge Saraiva;
- Promoção de publicações pro bono e doações de livros e outros produtos.
Quanto ao meio ambiente
- Eficiência nos processos e no consumo de matérias primas renováveis e não renováveis;
- Monitoramento e gestão visando reduzir o consumo de recursos naturais e de energia e as emissões de gases de efeito estufa;
- Atenção permanente a estudos e referências cientificas relacionadas ao tema da sustentabilidade e divulgação dos mesmos ao público em geral.
4.Compromissos e prestação de contas
- Mapear, analisar e aderir a compromissos voluntários públicos que estejam alinhados com as práticas descritas nesta Política de Sustentabilidade;
- Relatar e dar publicidade, por escrito, das práticas descritas nesta Política de Sustentabilidade, de forma periódica e adequada a cada um de seus stakeholders.
5.Governança para sustentabilidade
A estrutura de governança para a sustentabilidade tem como objetivo fortalecer a agenda da sustentabilidade no processo decisório da Saraiva e está composta pelos seguintes órgãos decisórios e operacionais:
- Conselho de Administração e Presidência de cada uma das empresas que compõem a Saraiva: fixa as diretrizes amplas e gerais e realiza o acompanhamento semestral da estratégia de sustentabilidade da respectiva empresa;
- Comitê de Sustentabilidade: define a estratégia para executar as diretrizes fixadas pelo Conselho de Administração e pelas Presidências; é composto por, no mínimo, 4 (quatro) Diretores estatutários ou não, sendo 2 (dois) Diretores da Editora Saraiva e 2 (dois) Diretores da Livraria Saraiva, que serão indicados pela Presidência de cada uma dessas empresas e poderão escolher, em conjunto, mais 1 (um) membro externo com reconhecido conhecimento em assuntos ligados à sustentabilidade; e deve se reunir mensalmente e reportar suas atividades periodicamente ao Conselho de Administração e à Presidência de cada uma das empresas da Saraiva;
- Grupos de Trabalho: operacionalizam a inserção da sustentabilidade na Saraiva, tendo composição variável e multidisciplinar; serão criados e dissolvidos periodicamente, de acordo com as necessidades técnicas e operacionais decorrentes da estratégia definida pelo Comitê de Sustentabilidade.
6.Normas vinculadas
A estrutura de governança para a sustentabilidade tem como objetivo fortalecer a agenda da sustentabilidade no processo decisório da Saraiva e está composta pelos seguintes órgãos decisórios e operacionais:
- Código de Ética;
- Política Ambiental e de Saúde e Segurança do Trabalho;
- Política de Relacionamento com Fornecedores;
- Política de Tecnologia.
7.Revisão
A Política Corporativa de Sustentabilidade tem prazo indeterminado, porém a cada ano deverá ser verificada a necessidade ou pertinência de revisões em seu conteúdo.